terça-feira, 28 de julho de 2015

Capturando as Maravilhas de Maceió

Olá, meninos!
Vamos conhecer os seres vivos e os ambientes que fazem parte da nossa querida e cidade Maceió.
Acompanhe abaixo as fotos tiradas por nossos lindos e dedicados alunos do 4º ano.



























quarta-feira, 8 de julho de 2015

Quais são os animais mais perigosos do mundo???

A natureza é completa com as diversas criaturas, em especial pelos animais. Existem animais amigáveis e animais mortais e muito perigosos. 
Confira abaixo a lista de alguns dos animais mais perigosos do mundo!

1º HIPOPÓTAMO

Este mamífero parece tranquilo, inofensivo e vagaroso, no entanto lidera a lista dos animais mais perigosos em todo o mundo devido à sua imprevisibilidade e ataques impiedosos. Com suas 3,6 toneladas e boca que abre até 1,2 metros pode desfazer em segundos qualquer outro animal que esteja invadindo seu território ou que represente uma ameaça para seus filhotes. Você com certeza não vai querer irritá-lo!



2º TUBARÃO BRANCO

Este não é surpresa: todo o ano ouvimos falar em ataques de tubarão branco, o que faz dele a criatura marinha mais temida, quer para os humanos quer para os animais que partilham o habitat com ele. Seus 300 dentes afiados estão preparados para desfazer qualquer coisa que se atravesse em seu caminho, e se sentir o cheiro a sangue por perto torna-se um predador ainda mais feroz.




3º ÁGUA VIVA AUSTRALIANA

As águas-vivas dão um espetáculo incrível com sua forma misteriosa e movimentos hipnotizantes, mas nós aconselhamos que as continue vendo apenas na televisão. Seus longos tentáculos possuem uma toxina tão poderosa que é capaz de matar um ser humano em segundos. Os poucos sobreviventes de um ataque de Água-viva Australiana descrevem a experiência como um choque eléctrico de dor insuportável.





4º COBRAS E SERPENTES

Todos sabemos que as cobras e serpentes são dos animais mais perigosos que passeiam pelo planeta terra, e algumas espécies lideram a lista das mais venenosas e mortais do mundo, como o caso da Mamba-negra, Cobra-Naja, Cobra Asiática, Cobra Real, entre outras. Os habitats das cobras e serpentes mais ameaçadoras são maioritariamente em África, Austrália e Ásia e todos os anos causam milhões de mortes por envenenamento.






5º MOSQUITO

Parecem simplesmente irritantes, causadores de coceira e de zumbido que não nos deixa dormir, mas na verdade são um dos animais mais perigosos e mortais do mundo. A razão é que certas espécies de mosquito transportam consigo vírus de doenças fatais como a Malária e febre amarela, que causam a morte de milhares de pessoas todos os anos. Habitam sobretudo em regiões tropicais mas conseguem também sobreviver bem ao frio.




6º ESCORPIÃO AMARELO
Pode ser encontrado em zonas de matagal, sobretudo no sudeste brasileiro e seu tamanho não deve ser de todo ignorado, pois quanto mais pequeno mais perigoso é. Sua cauda transporta um veneno bem poderoso que causa a morte por parada respiratória, no entanto muitas vítimas conseguem sobreviver recorrendo logo de imediato a ajuda médica. De qualquer jeito não confie, e se se cruzar com este bicho, desvie de seu caminho.



OUTROS ANIMAIS PERIGOSOS

Além dos listados, existem muitos outros animais considerados perigosos, tal como o Urso Polar, o Urso Pardo, Sapo Azul, Leão Africano, Elefante e outros. No entanto há um aspeto a ter em conta: certas espécies são consideradas extremamente perigosas por seus ataques ferozes a outras espécies de animais que não os humanos, pelo que, apesar de representarem perigo, não são propriamente ameaçadores para as pessoas. Muitas vezes atacam apenas para se defender e não por se quererem alimentar, pelo que, baseando-nos nessa lógica, poderíamos considerar muitos outros animais nesta lista.




Fonte: 
http://animais.umcomo.com.br/articulo/quais-sao-os-animais-mais-perigosos-do-mundo-8093.html#ixzz3fJWiAWm5




terça-feira, 7 de julho de 2015

Bichos fingidos!


Descubra de que os animais são capazes para levar vantagem e escapar de perigos.
NOTÍCIAS - 19-05-2014

Quem nunca fingiu estar dormindo ou passando mal para pregar uma peça em alguém? Não são só os humanos que fazem esse tipo de coisa! Os animais também são ótimos atores, principalmente quando precisam sair de apuros.
Há um tipo de gambá, por exemplo, que se finge de morto quando ameaçado por algum predador – fica imóvel até a ameaça ir embora. Já alguns pássaros, como a tarambola-dourada, têm um comportamento curioso para proteger seus ovos: eles fingem que estão com as asas machucadas quando algum predador se aproxima do ninho. Assim, o predador volta sua atenção para o pássaro doente e deixa os futuros filhotes em paz.
Se sentindo ameaçado pela presença do cachorro, este gambá se fingiu de morto! (foto: Wikimedia Commons / Caleson / CC BY-SA 3.0

Essas técnicas de pura malandragem já nascem com os animais. “O uso dessas estratégias e o comportamento defensivo já está no DNA do bicho, é algo natural, instintivo”, conta a bióloga Eliane Gonçalves, da Universidade Estadual Paulista.
Como sabemos, os filhos recebem características presentes no DNA dos pais, e é assim que a habilidade de fingir é passada de geração em geração. Ao longo de milhares ou milhões de anos, os gambás e tarambolas-douradas que tinham essa habilidade do fingimento passaram por uma seleção natural, ou seja, sobreviveram por mais tempo do que os que não fingiam. Assim, puderam se reproduzir e passar o dom adiante para seus filhotes. Por isso, a tendência é que grande parte dos animais dessas espécies apresente o mesmo comportamento.
Apesar de ajudar bastante, a estratégia do fingimento não é garantia de segurança. “O fingimento não é um comportamento perfeito”, diz Eliane. “Se um animal que está se fingindo de morto fizer qualquer movimento, o predador percebe e ataca.” Afinal, o predador tem que comer em algum momento!
Além do fingimento, existem outras maneiras usadas pelos bichos para fugir de seus predadores. A camuflagem é uma delas. “Existe um inseto chamado bicho-pau que fica escondido entre os gravetos das árvores exatamente por ser idêntico a esses galhos”, lembra a bióloga.

Quero ver você encontrar o bicho-pau entre esses gravetos. (foto: Glauber Cavalcante/ Flickr )

Outro exemplo interessante é o camaleão, que muda de cor dependendo do ambiente onde se encontra.
E você, conhece outro comportamento que os animais adotam para se proteger? Responda abaixo: